Produção Leiteira associada ao Bem estar animal


Atualmente, a produção de leite, no Brasil, passa por uma grande transformação em virtude da nova realidade econômica mundial, com adoção de modernas tecnologias, visando ao crescimento da produtividade. Essa modernização tem sido decisiva para que a atividade leiteira passe de um modelo extrativista para um modelo competitivo e sustentável.

Tal processo adquiriu uma velocidade inesperada para a nossa realidade, transformando rapidamente o setor leiteiro. Alguns requisitos básicos para que ocorram mudanças nos sistemas de produção de leite são o uso de animais especializados, bom manejo reprodutivo, sanitário e nutricional e, principalmente, o fornecimento de condições adequadas de conforto, especialmente térmico. Esses requisitos independem do sistema de produção adotado, seja ele baseado em pastejo ou em confinamento, com alto ou baixo nível de concentrado, com vacas Holandesas, Jerseys, Pardas Suíças ou mestiças.

Os novos modelos de desenvolvimento da pecuária são caracterizados por sistemas com tecnologias que se baseiam nos princípios de sustentabilidade de produção. Devem gerar uma pecuária que tem como prioridade o conforto e o bem estar dos animais. Pesquisas vêm comprovando que o fator bem estar animal é determinante na viabilidade técnica e econômica dos sistemas de produção. A partir dessa premissa básica é que poderemos definir os modelos mais adequados para a nossa realidade, evitando novos equívocos, como foi a implantação de sistemas super intensivos.

Os princípios gerais da criação dos animais em sistemas sustentáveis devem ser baseados na ideia de que as espécies e raças devem ser escolhidas a partir da sua capacidade de adaptação às condições edafoclimáticas de cada propriedade. O estudo das relações entre animal e ambiente já define muito bem as limitações e capacidade de se adaptar em determinada região. A partir do conhecimento da estrutura  fisiológica do gado, então, é possível definir a  raça a ser criada e o melhor manejo, visando favorecer a melhor produção.

Desse modo, a lucratividade do setor vai depender de um elo entre os princípios corretos de manejo e um ambiente confortável e de alta qualidade para os animais. O entendimento das inter-relações básicas entre conforto animal, desempenho e lucratividade tem despertado grande interesse entre os técnicos do mundo todo, mas, apesar disso, muito ainda se tem a conhecer sobre essa interação entre o homem e os animais.


É um tanto difícil definir o que é conforto para um animal, mas, por observações cuidadosas e constantes do seu comportamento, saúde, produção e reprodução, pode-se determinar os agentes que afetam seu desempenho.

Talvez, o principal e mais importante fator a ser considerado para se tentar garantir conforto ao animal, em países localizados nas regiões tropicais e subtropicais, é o de minimizar o efeito do clima, ou seja, evitar que ele sofra as ações do estresse calórico. As condições climáticas nessas regiões são um grande desafio aos produtores por afetarem os três tipos de processos básicos dos animais: manutenção, reprodução e produção de leite.

Para que haja sucesso na atividade leiteira, todos esses processos têm que ser otimizados  e é nesse contexto que se insere os estudos do comportamento dos animais por meio de suas reações aos ambientes físicos, sociais e biológicos. Ao se conhecê-las, pode-se avaliar seu grau de adaptação, o que se reflete no desempenho produtivo e reprodutivo.
Disponível em: <http://www.cpt.com.br/artigos/bem-estar-animal-diretamente-relacionado-produtividade-atividade-leiteira> Acesso em: 27/09/2011